Ortodontia

Ortodontia é uma especialidade odontológica que visa a correção da posição dos dentes em conjunto com a oclusão (forma de morder). Quando os dentes estão tortos ou não se ocluem corretamente, tornam a higienização mais difícil, a mastigação ineficiente e em alguns casos, maior propensão a traumatismos dentais. Outros problemas relacionados à posição dos dentes são as dores de cabeça, na articulação temporomandibular (ATM) e nos músculos da face e pescoço.

A auto-estima do pacientes depende muito de seu sorriso. Quando os dentes encontram-se tortos, a aparência também é prejudicada. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda. Antes de iniciar o tratamento ortodôntico é necessária uma avaliação dos dentes e da oclusão por um especialista em ortodontia para indicar a época e o tipo de tratamento mais correto.

Como saber se preciso de um ortodontista?

Somente seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você.

Quando devo procurar um ortodontista?

A melhor época para se fazer uma avaliação ortodôntica é quando os dentes decíduos (de leite) iniciam sua esfoliação. Em idades mais precoces, o ortodontista irá direcionar os pais se o paciente necessitará de tratamento e qual será a melhor época para iniciar a intervenção. Existem problemas de oclusão que devem ser tratados precocemente e outros que devem ser adiados quando uma maior maturidade do paciente é alcançada.
Pacientes adultos também podem ser beneficiados pelo tratamento ortodôntico. Vale ressaltar, que os tratamentos que necessitem estimular crescimento ósseo são efetivos apenas em pacientes que não completaram a maturidade esquelética.

Conheça os profissionais desta especialidade:

Karine Evangelista M. Arruda
» veja os contatos

Odontologia Máxima
Rua 03 N° 800 - 5° andar, Ed. Office Tower
Setor Oeste - Goiânia GO
© 2011 Odontologia Máxima. Todos os direitos reservados.